15 Possíveis Temas de Redação do Enem 2018


 

O Exame Nacional do Ensino Médio é feito todos os anos e sempre mantém uma certa expectativa nos candidatos em relação a redação. Os temas de redação do Enem geralmente têm cunho social, mas não são tão previsíveis quanto muitos acham que é. No entanto, durante o ano é possível identificar alguns acontecimentos nacionais ou mundiais que possivelmente a banca do Inep possa tomar como tema da redação.

Possíveis Temas de Redação do Enem 2018

Neste artigo explicaremos como a redação do Enem funciona, quais os possíveis temas em 2018 e daremos algumas dicas sobre como ir bem nela.

O que é o Enem?

O Enem foi criado em 1998 para avaliar os estudantes que estavam saindo do ensino médio e obter uma média do ensinamento das escolas. A partir dos resultados, o governo saberia qual eram os conhecimentos majoritários dos alunos que estariam ingressando no ensino superior brasileiro. Mas depois de mudanças em 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio passou a ajudar alunos que recém formados do ensino médio a entrarem em universidades públicas e em faculdades privadas.

Mas para conseguir ingressar em uma boa universidade, o candidato deve ter um bom desempenho na prova. Para isso, ele deve ir bem na redação, ter treinado o suficiente e tirando uma boa nota na redação.

Como funciona a redação do Enem?

O Enem é feito em dois dias, sendo um dia para redação e uma prova com 180 questões e outro apenas para uma prova. A redação segue o gênero dissertativo-argumentativo e procura trazer assuntos reflexivos para o candidato dissertar. A proposta da redação é sempre argumentar sob um ponto de vista, analisando um problema atual do país e propondo uma conclusão que segue da argumentação.

Temas da Redação do Enem

Desde 2010, os temas da redação foram assuntos polêmicos que não abrangiam só o Brasil, como o mundo inteiro. No entanto, a banca do Enem que seleciona os temas costuma aplicar todas as atualidades ao país, dando ao candidato a chance de argumentar sob um ponto de vista e concluir com uma intervenção social no final da redação. Os temas, desde 2017 até o ano de 2010 foram, em ordem decrescente, os seguintes:

  • Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil;
  • Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil;
  • A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira;
  • Publicidade infantil em questão no Brasil;
  • Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil;
  • Movimento imigratório para o Brasil no século 21;
  • Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado;
  • O trabalho na construção da dignidade humana.

A maior parte desses temas são sua relativa polêmica. Por exemplo, a intolerância religiosa no Brasil: muitos candidatos zeraram por darem uma intervenção social que feria os Direitos Humanos. Então é necessário que o candidato esteja preparado para quaisquer temas polêmicos e saiba argumentar, seguindo uma linha de raciocínio sem que fuja do tema e não fira os Direitos Humanos.

Leave a Reply