8 Dicas para o Enem 2018


 

O Exame Nacional do Ensino Médio, tido como muito complicado para muitos estudantes, é realizado todos os anos pelo Inep para dar uma chance aos alunos que estão se formando de ingressarem em uma faculdade pública ou ganharem bolsa em uma universidade privada. Para ajudar você, leitor, reunimos 10 dicas que auxiliarão você a ir melhor no Enem 2018.

Dicas para o Enem 2018

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio, criado em 1998, tinha como meta avaliar o nível de conhecimento de todos os estudantes que estavam recém se formando do ensino médio. O governo usava das notas dos alunos para fazer uma média e entender como estava a compreensão dos alunos em relação aos conteúdos secundaristas.

A partir do ano de 2009 o Enem foi alterado e começou a ser usado para ajudar alunos a ingressarem em universidades públicas e ganhar bolsas em faculdades particulares através de programas do MEC como o ProUni e o SiSu. Os programas para ingresso em faculdades são:

Eles oferecem, respectivamente: vagas em universidades federais de ensino superior, bolsas para estudar em universidades particulares, financiamento de cursos privados e vagas em cursos para educação profissional e técnica.

Dicas para o Enem 2018

A concorrência para garantir todas essas oportunidades é grande, e para isso nós criamos este artigo contendo 10 dicas para que você, estudante do ensino médio, se saia na frente da concorrência e consiga uma vaga em qualquer universidade que você escolher.

Realizar leituras diárias

O Enem cobra uma redação do gênero dissertativo-argumentativo com, no mínimo, 30 linhas. Então para conseguir uma boa nota nela é necessário estudar tanto a gramática quanto realizar leituras para ampliar o vocabulário a fim de entender a norma culta da língua portuguesa. Além disso, a interpretação de textos longos e cansativos é algo que o Enem cobra de forma gritante. Por isso, realizar leituras diárias auxilia tanto na redação quanto na interpretação das questões da prova.

Selecionar materiais com conteúdos bons

Procure materiais com bons conteúdos para ser bem direcionado durante os estudos para o Enem 2018. Existem vários cursinhos na internet para que você consiga um bom material de estudos, além de videoaulas e simulados disponibilizados por estes mesmos cursinhos pré-vestibulares. Se você não tiver condições de arcar com um cursinho, procure na internet materiais gratuitos que são disponibilizados por várias pessoas em grupos de redes sociais.

Estudar com bastante tempo de antecedência

O Enem 2018 só acontecerá por volta dos meses de novembro e outubro, dando chances do aluno se preparar até mesmo um ano antes do exame. Pasme: existem pessoas que estudam dois anos antes do exame acontecer, principalmente os que almejam fazer medicina. Essa dica é elementar pois estudar com antecedência faz com que você consiga se preparar, fixar e relembrar todos os conteúdos do ensino médio, principalmente das quatro áreas de conhecimentos que o Enem cobra: Linguagens, Matemática, Ciências Sociais e Ciências da Natureza.

Escrever várias redações sobre vários temas que estão atuais

Ao entender e acompanhar os jornais e as notícias, você pode escrever redações no estilo Enem para treinar cada vez mais sua argumentação, organização de ideias e de pensamento, estrutura de texto e muito mais. Dessa maneira, você fica bem preparado para fazer a redação na hora da prova.

Ficar ligado nas notícias

O Enem costuma cobrar atualidades tanto nas suas questões quanto na sua redação. Portanto, ler jornais, notícias, seguir redes sociais jornalísticas nas redes sociais, ver televisão e ouvir rádio pode ajudar você na hora de fazer seu Enem 2018. Tudo isso aumentará seu poder argumentativo ao se inteirar sobre os assuntos da atualidade mundiais e nacionais, ajudando na redação e na interpretação da prova.

Organize um cronograma de estudos

Para um estudo de fato funcionar, é necessário fazer um cronograma de estudos organizado, conteúdo por conteúdo. Você precisa organizar diariamente quais serão as matérias a serem estudadas diariamente, bem como os horários. Mas fique atento: não adianta estudar toda hora e não descansar. Qualquer um que estude muito em detrimento do sono pode não ganhar tanto conhecimento assim.

Leia o edital do Enem 2018 com atenção

Aparentemente, muitos alunos costumam não ler o edital do Enem de forma integral e atenciosa, isso prejudica o aluno em várias formas. Você pode não saber que o Enem não aceita canetas azuis no gabarito e isso pode até mesmo te desclassificar do exame.

Tenha uma boa alimentação

Apesar de não parecer, é importante que o candidato tenha uma boa alimentação para manter o corpo e a mente funcionando durante os estudos e até mesmo durante a prova.

Todas essas dicas, se forem seguidas estritamente, farão você ter um ótimo resultado no Enem 2018. Bons estudos!

Leave a Reply