Alistamento.eb.mil.br Militar 2018 Online


 

Se você é do sexo masculino e irá completar 18 anos de idade nesse ano, está na hora de fazer o alistamento militar. De acordo com a legislação brasileira, esse procedimento é obrigatório para todos os homens. Deixar de fazer o alistamento pode gerar multa, além de outras consequências. Descubra como fazer o alistamento online.

Alistamento Militar Online

O que é o alistamento militar?

Todos os países possuem um quadro militar (exército, marinha e aeronáutica). No Brasil, a regra é simples: todos os homens maiores de 18 anos devem estar alistados. Isso não significa que todos devem servir. Existem regras específicas, como condicionamento físico e aptidão, que são levados em consideração.

O alistamento.eb.mil.br Militar 2018 Online é uma das formas mais simples de cumprir com a obrigação legal. Por mais que você não queira ser um militar, é importante estar em dia com essa determinação legal. Vamos falar das vantagens de ser um militar e também das desvantagens de deixar de se alistar.

Entre os benefícios de ser um membro do exército é o status social. Os militares estão entre os profissionais mais bem vistos, uma vez que atuam em defesa da soberania do país, evitando ataques estrangeiros e outras intervenções. São responsáveis pela manutenção da paz.

Além disso, caso você seja um dos selecionados para servir, receberá treinamento de qualidade. Um militar é preparado para qualquer situação, aprendendo a lidar com armas, defesa pessoa, estratégias de combate e muito mais. Por isso vale a pena fazer o alistamento.eb.mil.br Militar 2018 Online.

Todos os anos, aproximadamente 1,8 milhão de homens se alistam. Apenas 5% (cerca de 100 mil) acabam “efetivados”.

O alistamento é obrigatório?

Muitas pessoas que se perguntam como fazer alistamento online não sabem sobre a obrigatoriedade desse procedimento. Apenas os homens devem se alistar, pois as mulheres estão isentas. Mas e quem não quer se alistar e não deseja servir ao exército, marinha ou aeronáutica?

Fique sabendo que todos os brasileiros podem se recusar ao serviço militar obrigatório, alegando objeção de consciência. Por exemplo, se você é contra à guerra, não é obrigado a servir. Nesse caso, terá que prestar uma obrigação alternativa, como por exemplo fazer serviço comunitário.

E quem não se alista, nem presta a obrigação alternativa? Quem deixa de fazer o alistamento militar sofre uma série de penalidades. Além da multa, o cidadão fica impedido de realizar uma série de atividades. Sem o alistamento você será incapaz de:

  • Tirar passaporte ou prorrogar a validade de passaporte;
  • Trabalhar como funcionário público ou associado em qualquer instituição de caráter público ou vinculada ao setor público;
  • Contratar com a administração pública direta ou indireta;
  • Fazer matrícula em instituições de ensino superior, públicas ou privadas
  • Ter carteira de trabalho;
  • Se inscrever em concurso público;
  • Receber prêmios públicos.

Como fazer o alistamento online

Como você pode ver, são várias as consequências de deixar de fazer o alistamento militar obrigatório. Hoje em dia nem é preciso comparecer a um órgão físico para se alistar. Isso mesmo, o procedimento agora é pela internet. Descubra agora como fazer o alistamento online sem burocracia.

Em 2018, o alistamento militar foi realizado no período de 2 de janeiro a 29 de junho.

Recentemente foi lançado o site do alistamento militar online. Trata-se de uma plataforma digital para que jovens brasileiros do sexo masculino se alistem e cumpram com sua obrigação militar. Ainda é possível fazer o alistamento nas Juntas militares, para quem não quer fazer o procedimento online.

Vamos ao passo a passo para realizar o seu alistamento. Primeiro, entre no site alistamento.eb.mil.br e clique em fazer alistamento. Escolha uma das opções que aparecem na tela.

Entre as alternativas estão: arrimo de família, cadastro com nome social, residente no exterior, problema de saúde, convicção ideológica ou alistamento convencional. Marque “convicção ideológica” se não desejar fazer o alistamento militar e cumprir uma obrigação alternativa.

Certificados de alistamento

Quando o procedimento é concluído, a tela apresenta um número de certificado. Trata-se do Certificado de Alistamento Militar, um dos mais importantes. É através desse número que o interessado poderá acompanhar o seu alistamento, tomando conhecimento se foi convocado ou dispensado.

Aqueles que são dispensados recebem o certificado de dispensa. Tudo isso após concluir o procedimento no site listamento.eb.mil.br Militar 2018 Online. Como você pode ver, agora ficou fácil fazer o alistamento. As Juntas militares continuam recebendo os pedidos, mas você pode optar por fazer tudo pela internet.

Agora que você sabe como fazer o alistamento militar 2018 online, o que está esperando? Acesse o site oficial e realize o seu alistamento dentro do prazo. Não corra o risco de ser multado e impedido de participar da vida pública. E não se esqueça, você pode se recusar a fazer o serviço militar. Basta alegar objeção de consciência.

Leave a Reply