CEPROCAMP – Inscrição, Cursos


 

Quer melhorar o seu currículo profissional? Para isso, nada melhor do que um curso de qualificação. O Centro de Educação Profissional de Campinas (CEPROCAMP) oferece diversas opções em cursos profissionalizantes. Nesse artigo vamos falar sobre os cursos CEPROCAMP, como funciona a inscrição e muito mais.

CEPROCAMP

Como funciona o CEPROCAMP?

Os cursos CEPROCAMP são disponibilizados em Campinas desde o ano de 2004, quando a instituição foi fundada. Com objetivo primordial de contribuir para a formação profissional de pessoas de baixa renda, o centro se popularizou e hoje atende milhares de pessoas.

Oferece formação gratuita e de qualidade em diversas áreas. As inscrições para o CEPROCAMP são abertas anualmente, por meio de um endereço eletrônico. Os interessados acessam o site e fazem a matrícula ou inscrição, que fica condicionada ao limite de vagas disponíveis para cada curso.

Desde a sua fundação, o centro se tornou referência em formação profissional de qualidade. Todos os anos são diversos cursos oferecidos, todos de forma gratuita. Ao todo são mais de 15 mil jovens e adultos atendidos todos os anos. O centro conta com infraestrutura de qualidade.
Atualmente são duas unidades, uma no centro e uma no Jardim Satélite. A unidade central é a responsável pela maioria dos cursos, atendendo um quantitativo maior de pessoas.

Cursos CEPROCAMP

São vários os cursos CEPROCAMP, tanto técnicos quanto de qualificação. Nesse primeiro grupo estão os cursos de Administração, Logística, Meio ambiente, Segurança do trabalho e Informática. Cursos técnicos tem uma duração maior e ensinam conteúdos mais aprofundados.
São destinados aos jovens que estão cursando o ensino médio ou que acabaram de concluir a formação. Uma das grandes vantagens dos cursos técnicos CEPROCAMP é que podem ser feitos em paralelo com a educação tradicional. Dessa forma o jovem termina os estudos com um currículo de qualidade.

Já os cursos de qualificação são mais numerosos: Higiene e manipulação de alimentos, Inglês básico I, Práticas administrativas, Auxiliar de logística, Cuidador de pessoas, Informática, Porteiro, Auxiliar de laboratório de química, Padeiro/confeiteiro, Auxiliar administrativo, Operador de computador, Almoxarife e Cuidador de idosos.

Os cursos de qualificação CEPROCAMP são destinados aos jovens e adultos que já concluíram a formação de nível médio. São cursos mais rápidos, que visam melhoramento em determinada área. Uma boa dica é fazer vários desses cursos, para ter um currículo cada vez mais rico.

Como fazer inscrição CEPROCAMP

A inscrição para os cursos CEPROCAMP é realizada via internet. Os interessados devem acessar a plataforma online, realizar um cadastro e fazer a inscrição. Vale a pena destacar que o número de vagas por curso é limitado. Apesar de ser um grande centro, ele passa por limitações com relação ao número de alunos que podem ser atendidos de forma simultânea.

Todos os anos são divulgadas as datas para a realização das inscrições, que não envolvem custo. Isso mesmo, você faz a inscrição CEPROCAMP de graça pela internet. Aqueles que não possuem internet em cada ou encontram dificuldade para usar o sistema podem procurar por pontos de apoio.

Na última seleção, foram mais de 300 vagas disponibilizadas de uma só vez. Oportunidades para todos aqueles que estão em busca de uma formação profissional de qualidade, seja através de um curso técnico ou de qualificação. As inscrições são gratuitas e pela internet.

Seleção CEPROCAMP

Um dos principais critérios utilizados na seleção para os cursos CEPROCAMP é o fator econômico. Existem uma prova, aplicada de forma igual para todos os candidatos. A diferença vem na hora da pontuação: os candidatos provenientes de famílias mais carentes recebem um número maior de pontos.

Esses pontos são somados com os pontos obtidos na prova, formando o total obtido pelo candidato. Isso significa que aqueles que possuem baixa renda saem na frente na disputa. No entanto, a nota obtida na prova também influencia no resultado final.

Um dos critérios que tem chamado a atenção dos candidatos durante a inscrição para o CEPROCAMP é a idade. Alguns editais de seleção estabeleciam que os candidatos com menor idade receberiam um número maior de ponto.

Essa distinção é prejudicial principalmente para pessoas mais velhas, que tentam uma vaga no processo seletivo. A previsão é de que os próximos editais não tragam essa regra, aplicando o mesmo número de pontos para todos os candidatos. A distinção por classe econômica deve permanecer.

Seja como for, essa pode ser uma grande oportunidade. Visite o site oficial desse centro de ensino e conheça as vagas abertas. Os cursos do CEPROCAMP estão divididos em várias áreas, certamente encontrará um no seu estilo. Deixe o seu currículo mais atrativo para conseguir uma boa colocação no mercado.

Leave a Reply