Chamada Escolar 2018 – Macapá AP


 

Todos os anos milhares de jovens fazem matrículas nas escolas públicas do município de Macapá, no Estado do Amapá. Apesar do grande número de matrículas, é grande também o número de pessoas que ficam sem estudar. A Chamada Escolar 2018 Macapá visa justamente identificar esses jovens.

A partir dos dados coletados através da Chamada Escolar 2018 Macapá AP, o governo pretende desenvolver estratégias para o próximo ano. Funciona basicamente como um censo, permitindo ao governo traçar um plano de metas, verificar a disponibilidade de vagas e tomar outras providências.

Chamada Escolar 2018 - Macapá AP

Por isso é importante que as pessoas conheçam e participem da Chamada Escolar 2018 Macapá AP. O grande problema é que a maioria dos moradores dessa cidade desconhecem a finalidade dessa campanha e acabam deixando de se inscrever. Por isso separamos aqui todas as informações a respeito.

O que é a Chamada Escolar 2018 Macapá AP

A Chamada Escolar 2018 Macapá nada mais é do que um grande censo. Muitas vezes o governo estadual e municipal não sabe dizer o quantitativo de alunos que farão a matrícula no ano subsequente. Trata-se de uma informação essencial para que exista o correto planejamento escolar.

Por isso foi criada a chamada, como forma de identificar, com antecedência, o número de pessoas que estão fora da escola e que pretendem fazer parte do sistema de ensino.

A divulgação da Chamada Escolar 2018 Macapá AP é feita de forma massiva, de forma que o maior número de pessoas tome conhecimento. É um dos objetivos do Estado do Amapá, bem como da cidade de Macapá, permitir que todas as pessoas tenham formação básica de qualidade e de graça.

Para que serve a Chama Escolar

Como informamos, a Chamada Escolar 2018 Macapá AP tem o propósito de ajudar o governo a se preparar para o ano letivo subsequente. Por exemplo, se os dados revelarem que o número de pessoas que pretendem começar a estudar é maior que as vagas previstas, soluções devem ser pensadas.

Nesse exemplo, cabe ao governo aumentar o número de vagas, abrindo concurso para mais professores e avaliando melhor a oferta de vagas nas escolas do município. Tudo para garantir que todas as pessoas interessadas possam se matricular.

Realidade da educação no Estado

Com base nos indicadores obtidos no ano passado, através da chamada escolar, restou comprovado de que o nível da educação no Estado do Amapá melhorou muito nos últimos tempos. Apesar disso, a situação está longe de ser a ideal. É grande o número de pessoas fora das escolas.

Tal situação é preocupante, tendo em vista que alguma educação é melhor do que educação nenhuma. Quando estão fora das escolas, os alunos deixam de aprender, deixam de se educar. Isso causa efeitos reflexos, por exemplo, na hora de entrar na faculdade ou conseguir um emprego.

Desde a criação da Chamada Escolar 2018 Macapá AP, a secretaria municipal tem subsídios mais sólidos para o planejamento do ano letivo. Espera-se que o levantamento desse ano seja significativo, relevando a real situação do ensino na região.

Quem deve fazer a inscrição

As inscrições no Chamada Escolar 2018 Macapá AP devem ser feitas por todos aqueles alunos que estão ou fora da escola, ou em alguns dos anos letivos principais, como o anterior ao ensino médio. Isso porque é grande também o número de alunos que estão terminando o ensino fundamental e abandonam os estudos.

Além disso, no censo desse ano deverão se inscrever os alunos que estão para começar o ensino fundamental. Isso porque os dados relevam grande quantitativo de crianças nessa etapa da vida educacional que não fazem matrículas nas escolas públicas no tempo correto.

Como fazer a inscrição na Chamada Escolar 2018 – Macapá AP

As inscrições podem ser realizadas pelos interessados, de forma completamente online, pelo site www.escolapublica.ap.gov.br. Para o acesso, podem ser utilizados computadores ou dispositivos móveis conectados à internet. Pensando nas pessoas que não contam com acesso à internet, a secretaria de educação definiu centros de apoio.

Se você não tem ao seu alcance um computador com acesso à internet, nem um celular ou similar, poderá comparecer a uma dessas instituições, de posse dos documentos básicos para a inscrição.
Os documentos são: Certidão de nascimento, CPF, carteira do SUS e e-mail, para os maiores de idade. Os pais devem apresentar identidade, CPF e comprovante de residência. Basta comparecer a um dos centros de apoio ou fazer a inscrição por conta, pela internet, na página do programa.

Não deixe de participar da Chamada Escolar 2018 Macapá AP. Contribua para a melhoria na qualidade de ensino do seu município.

Leave a Reply