CIEE Cadastro 2018


 

Está buscando oportunidades no mercado de trabalho mas ainda não tem experiência? O CIEE pode te ajudar com isso. Nesse artigo vamos mostrar tudo sobre o Cadastro do CIEE 2018.

CIEE Cadastro

O que é o CIEE?

O CIEE, ou Centro de Integração Empresa Escola, é um Programa Jovem Aprendiz para jovens que querem ingressar no mercado de trabalho, mas ainda não possuem a experiência do mesmo. O cadastro no CIEE 2018 é uma das formas mais simples de participar do programa e garantir uma vaga mais rápido.

Segundo a Lei da Aprendizagem, presente em nossa constituição, toda e qualquer empresa de porte médio e grande, deve dispor de pelo menos 5% de suas vagas, chegando até 15%, destinadas a contratação de jovens aprendiz. São vagas de qualificação profissional, que permitem aos jovens conquistar o primeiro emprego.

As empresas devem ser responsáveis por oferecer capacitação necessária para o jovem conseguir desempenhar seu papel dentro da empresa e para sua formação profissional. Isso significa que o trabalho requer acompanhamento, por parte de um supervisor que conheça a área de atuação e possa transmitir conhecimento.

As vagas disponibilizadas através do cadastro CIEE 2018 surgiram em parceria com CIEE e Fundação Roberto Marinho, ambas caminhando juntas e com a responsabilidade de implementar o programa dentro das empresas. Trata-se de uma parceria de sucesso, que tem ajudado milhares de jovens a conseguir uma oportunidade.

Como funciona essa parceria da Fundação Roberto Marinho com o CIEE?

Basicamente a parceria entre elas acontece da seguinte forma: o CIEE é responsável por toda a aprendizagem teórica e necessária do jovem contratado, já a Fundação Roberto Marinho fica responsável pela metodologia pedagógica, todo o material didático disponibilizado para os jovens e seus educadores, assim como a formação dos profissionais que irão ensinar.

Ou seja, enquanto o CIEE contribui com a formação específica dos alunos, a Fundação Roberto Marinho atua como financiador, suportando os custos que possam existir. Além disso, é responsabilidade da fundação capacitar os profissionais que irão atuar como tutores e supervisores.

Quem pode realizar o cadastro no CIEE?

Como o programa surgiu para ajudar jovens a conquistarem seu espaço no mercado de trabalho, ele é inteiramente destinado a jovens que tenham de 14 a 24 anos incompletos, também é necessário que o jovem esteja devidamente matriculado e estudando no Ensino Médio.

Para candidatos com deficiência não há limite de idade para se candidatar. Não pode fazer parte do programa jovens que já possuem um trabalho, estejam empregados. Ou seja, pessoas com deficiência podem fazer parte do cadastro CIEE 2018 independente da idade.

Já as empresas participantes devem tem pelo menos 7 funcionários e podem ser classificadas como públicas ou privadas. Esse é o requisito para que se cadastrem como parceiras e comecem a oferecer as vagas do cadastro CIEE 2018.
O Contrato firmado entre o jovem aprendiz e a empresa não deve ultrapassar 2 anos, não podendo ser prorrogado após esse período.

Benefícios do Jovem Aprendiz CIEE 2018

Quando o jovem começa a trabalhar em alguma empresa através do programa Jovem Aprendiz CIEE 2018 recebe alguns benefícios, tais como:

  • Salário-mínimo;
  • Jornada de trabalho de 4 a 6 horas diárias;
  • 13º salário;
  • Férias;
  • Auxílio-doença e auxílio-acidente;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • INSS;
  • Vale-transporte;
  • Registro em carteira;
  • Contrato de trabalho assinado.

Dever da empresa:

Além de oferecer uma condição boa de trabalho ao jovem fica por conta dela a decisão de oferecer vale-alimentação, vale-transporte, vale-refeição, plano odontológico, plano de saúde, como benefícios ao jovem trabalhador.

Como se candidatas ao CIEE 2018?

Para o jovem que deseja fazer parte do programa CIEE 2018 é necessário fazer um cadastramento do currículo atualizado pela página do CIEE: http://www.empresas.ciee.org.br/portal/empresas/aprendizlegal/index.asp

É necessário fazer o cadastro na ala “estudante” presente ao fim da página. Como no momento do cadastro é pedido o e-mail, assim que o mesmo é concluído o jovem passa a receber oportunidades de aprendizado em seu e-mail, e poderá se inscrever em todas que forem de seu interesse.

A partir do momento que a empresa escolher um candidato, ela fará o encaminhamento para o CIEE com a definição da data do início do contrato e os dados do aprendiz. Dessa forma o CIEE poderá providenciar a Declaração de Matrícula no Programa de Aprendizagem. Esse é o procedimento para entrar no cadastro CIEE 2018.

Gostou desta informação? Compartilhe com os jovens que você conhece que tenha de 14 a 24 anos e ainda estejam cursando o ensino médio. Não perca a oportunidade de ser um jovem aprendiz e ingressar no mercado de trabalho com a ajuda do cadastro CIEE 2018.

Leave a Reply