Como Bloquear Ligações de Telemarketing

A Anatel lançou a lista Não Perturbe no dia 16 de Julho, os clientes que se cadastrarem nessa lista não poderão receber ligações de telemarketing para venda de serviços, como pacotes de telefonia, assinatura de TV e internet. Até o momento, mais de 620 mil pessoas já se cadastraram na lista.

Essa lista foi criada pelas empresas de telecomunicação, após uma determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Com a ferramenta, o usuário que solicitar o bloqueio deixará de receber ligações de telemarketing dessas empresas: Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo. Na hora do cadastro, o consumidor seleciona se bloqueia uma ou todas as empresas. Infelizmente, a lista não vale para outros tipos de serviços, como ligações de banco, empréstimos, cartão de crédito, plano de saúde, etc.

Como se Cadastrar?

As pessoas que não desejam receber as indesejáveis ligações de telemarketing, devem se cadastrar no site criado https://www.naomeperturbe.com.br, cadastrando um e-mail e senha, informar o CPF e os números de Telefone (fixo ou celular) que deseja incluir na lista de bloqueio.

As empresas tem até 30 dias para bloquear seu número após o cadastro, as empresas que descumprirem essas regras podem ser penalizadas com multas de até R$ 50 milhões. Caso alguma dessas empresas continuar ligando ofertando serviços, você pode ligar para o número 1331 da Anatel e fazer uma reclamação.

O Não Perturbe já é um sucesso, no primeiro dia de existência a plataforma recebeu 620 mil cadastros de telefones e inclusive ficou por alguns momentos fora do ar pelo pico de visitas.

Não Perturbe

Como Bloquear outras Ligações com Aplicativo Mobile

Caso você não saiba, existem aplicativos para smartphone, que já possuem uma lista de telefones de empresas de telemarketing e de ligações indesejadas e eles realizam o bloqueio da ligação para você.

Um dos aplicativos mais famoso é o Whoscall, disponível para Android e iOS. Ele é considerado o mais completo, pois possui uma base com mais de 1 bilhão de números cadastrados, a maior entre os aplicativos, com categorização de cada um deles, sendo possível recusar ligações pela categoria, DDD, operadora, tipo de serviço. Além disso, ele conta com um recurso de escaneamento de SMS, checando possíveis links com vírus ou fraude.

Outros Serviços

A Anatel já se posicionou que está estudando como viabilizar e ampliar essa lista de bloqueio para empresas de outro gênero que são alvos de muitas reclamações de telemarketing. Para se ter noção, em 2017 foram registradas 16 mil reclamações sobre telemarketing apenas em São Paulo.

De acordo, com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), nove a cada dez consumidores afirmam receber chamadas indesejadas de todos os tipos, incluindo do setor de telecomunicações.

Bloqueio de Ligações via Procon

Outro recurso que poucas pessoas sabem que existe, é o bloqueio de chamadas indesejadas via cadastro no Procon do seu estado, assim se evita as chamadas de telemarketing oferecendo de qualquer tipo de serviço e as empresas que continuarem com esse tipo de ligações poderão sofrer graves penalizações.

Selecionamos quais Procons e Ministérios Públicos possuem sua lista de bloqueio:

Leave a Reply