Como Cadastrar a CNH Digital pelo Celular

A Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital) já alcançou a adesão de mais de 1 milhão de motoristas em todo o país. Finalmente o sonho de não ter que andar com vários documentos está cada vez mais próximo. Aos poucos a tecnologia resolve esse problema e a versão digital da CNH já é uma realidade.

A versão digital da CNH, chamada de Carteira Digital de Trânsito, foi lançada em abril de 2018 em todo o Brasil, pelo SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados para o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). No aplicativo, o usuário também pode ter a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), mas essa opção só está disponível para os estados: Amapá, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia e Sergipe.

Essa tecnologia já pode ser usada por aproximadamente 30 milhões de motoristas de um total de 60 milhões de condutores do país. Também é possível usar a versão digital como identidade para embarques aéreos domésticos e documento de identificação em órgãos públicos. Além disso, a versão em PDF tem o mesmo valor de uma cópia autenticada em cartório. Se você for parado em uma blitz poderá apresentar a CNH no próprio celular.

Confira o passo-a-passo para emitir a CNH digital, lembrando que para utilizar a CNH Digital, verifique se sua CNH impressa já possui QR Code no verso (CNHs emitidas a partir de 01/05/2017):

Passo 1: faça o download do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” (CDT), disponível gratuitamente na Google Play e App Store, cuidado com versões falsas do aplicativo, a oficial tem como como desenvolvedor o Serviço Federal de Processamento de Dados.
Passo 2: Faça o cadastro na primeira inicialização do aplicativo. Você deve confirmar o seu e-mail, clicando no link de ativação que você receberá em seu e-mail.
Passo 3: Após a ativação, faça o login no aplicativo e clique na opção “Adicionar Documento”.
Passo 4: Você poderá emitir a CNH Digital de três maneiras: “pelo celular”, “com certificado digital” e “sem certificado”. Apenas a primeira opção não requer comparecimento a um posto do Detran.
Passo 5: escolhendo a opção “pelo celular”, o usuário deve primeiro usar a câmera do seu celular para ler o QR Code, que fica na parte interna da CNH em papel. Depois, deverá fazer uma “prova de vida”, se movimentando na câmera do celular, para garantir que é você mesmo quem está sendo identificado.
Passo 5: Com essa validação, será necessário informar o número de um telefone celular. Neste momento, será disponibilizada a CNH Digital no dispositivo móvel.
Passo 7: No fim, o aplicativo solicita a criação de uma senha de 4 dígitos, uma chave de acesso que deverá ser digitada toda vez que o documento digital precisar ser utilizado.

Lembrando que a CNH Digital poderá ser acessada pelo smartphone em modo off-line, ou seja, sem internet.

Carteira Digital de Trânsito

Qualquer motorista pode ter a CNH digital?

Sim e não, na verdade qualquer um pode ter a CNH digital desde que tenha a versão mais recente da CNH impressa, que começou a ser emitida em 01/05/2017, essa nova versão vem com um código QR Code no verso, entre outros elementos. Quem tem a CNH antiga não poderá ter a digital sem antes solicitar a nova versão impressa. Lembrando que não é preciso esperar que ela vença para pedir uma nova via no modelo novo, basta pedir uma segunda via da CNH pelo site do Detran do seu estado.

Outras Vantagens

Além do aplicativo fornecer a CNH Digital e a CLRV em alguns estados, você também poderá consultar a sua pontuação e a proximidade do vencimento da carteira.

Leave a Reply