Como participar de um leilão de carros do DETRAN

Comprar um carro em leilão pode ser um grande negócio, tendo em vista que os preços são muito mais baixos do que os praticados no mercado. Por isso separamos esse artigo completo que mostra como participar de um leilão de carros do DETRAN – Departamento de Trânsito.

O que é o leilão de carros do DETRAN

Antes de falarmos sobre como participar de um leilão de carros do DETRAN, vale a pena ter algumas noções básicas a respeito dessa modalidade de arrematação de veículos. Dessa forma você será capaz de decidir se vale ou não a pena participar.

Todos os dias, milhares de veículos são apreendidos em todo o país e levados para pátios administrados pelo DETRAN. Com o passar do tempo, os pátios ficam inundados de veículo, sem espaço para novas apreensões. Por isso é comum que sejam realizados leilões, para a venda dos automóveis existentes.

O leilão de carros do DETRAN acontece de acordo com um edital publicado de forma pública, para permitir que qualquer interessado participe. O maior lance oferecido, no dia do leilão, leva o veículo.

O valor é pago a vista, sem a possibilidade de parcelamento diretamente no leilão. No entanto, é possível conseguir o financiamento através de uma instituição bancária, conforme mostraremos ao longo desse artigo.

Benefícios de participar do leilão de carros do DETRAN

Entre os diversos benefícios de participar de um leilão de carros do DETRAN é o preço de arrematação. Por se tratar de carros usados, o valor final tende a ser muito mais baixo do que o valor de mercado. Se poucas pessoas participam do leilão, os lances são baixos, o que garante um ótimo negócio.

No entanto, os interessados devem considerar outros custos que possam estar envolvidos. O produto é entregue na forma como se encontra, com todas as multas e defeitos que possam existir. E todos os custos devem ser suportados pelo comprador.

Vamos mostrar como participar de um leilão de carros do DETRAN, para que você seja capaz de adquirir um veículo usado a um preço bem competitivo. Mas antes, listamos algumas informações a respeito do custo de participar e arrematar um carro nessa modalidade.

Quanto custa participar do leilão de carros do DETRAN

Além do preço do veículo em si, que deve ser pago sempre de forma integral – o leilão não permite o financiamento do valor do produto – os compradores devem arcar com alguns outros custos.

Leilão de Carros

Um dos mais comuns é a taxa de 5% sobre o valor do carro, pago ao leiloeiro. Trata-se de uma taxa comum, exigida na maioria dos leilões. Além disso, cabe ao arrematador pagar as multas, documentação e demais pendências do veículo, que estejam registradas.

Por isso é importante fazer uma consulta prévia para saber qual a situação do carro leiloado, se existem dívidas e, principalmente, se está em boas condições. Pode acontecer de veículos acidentados serem leiloados por um preço baixo, o que não significa que o negócio seja vantajoso.

Passo a passo para participar do leilão de carros do DETRAN

Todos aqueles que desejam participar de um leilão de carros do DETRAN devem estar previamente cadastrados. Confira os requisitos mínimos estabelecidos:

  • Cadastro prévio em uma unidade física do DETRAN (mesmo para participação em leilões online);
  • Pessoa física: possuir RG, CPF, comprovante de residência e/ou procuração para arrematar em nome de terceiros;
  • Pessoa jurídica: possuir cópia autenticada do contrato social, cópia do CNPJ, comprovante de estabelecimento e procuração (no caso de não ser o representante legal);
  • Dinheiro ou cheque para garantir o valor do leilão.

Os leilões são realizados em locais determinados de forma antecipada, divulgado em edital e também nos sites oficiais do DETRAN do Estado correspondente. Por isso é importante procurar informações na sua região, para saber exatamente onde e quando será o leilão.

Também existem leilões online, que permitem a participação pública, para pessoas previamente cadastradas. Funcionam da mesma forma que um leilão tradicional. O interessado que oferecer o maior lance arremata o produto.

Segue uma lista com os principais sites de leilões:

Salustiano Leilões
Sato Leilões
Santos Leilões
Sodré Santoro
Vision Leilões
Freitas Leiloeiro
Vip Leilões
Leilões Continental
Super Bid
Sumaré Leilões

Muitos procuram saber como participar de um leilão de carros do DETRAN, mas não sabem que o pagamento ocorre de forma prévia, em forma de caução. Por isso é importante contar com a quantia reservada antes de participar.

Existem modalidades de financiamento, oferecidas por instituições bancárias, que visam facilitar a participação em leilões. O banco se compromete com a compra, pagando a maior parte do valor – geralmente até 70%. Uma boa alternativa para aqueles que desejam participar sem comprometer toda a conta bancária.

Agora você já sabe como participar de um leilão de carros do DETRAN. Conheça os leilões disponíveis na sua região e participe. Você pode arrematar um carro por um ótimo preço.

Leave a Reply