Datas do ENEM 2018


 

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um dos maiores exames do Brasil. Foi criado pelo Governo Federal para analisar o desempenho dos alunos do ensino médio. A nota obtida nesse exame pode ser utilizada pelos alunos para ingresso em instituições de ensino superior. As datas do ENEM 2018 já foram divulgadas.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é a instituição responsável pela organização e aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio em todo o território nacional. Todos os anos o exame é realizado por milhares de candidatos. Em sua maioria são pessoas que terminaram o ensino médio e estão em busca de uma vaga em universidades.

Datas do Enem

As datas do ENEM 2018 permitem aos candidatos se organizarem para o exame. Elas são específicas para a inscrição, pagamento da taxa e realização das provas. No passado o Exame Nacional do Ensino Médio era realizado em apenas um fim de semana. Parte das provas no sábado e parte no domingo. Agora, as provas serão apenas aos domingos.

Quais são as datas do ENEM 2018?

Saber quais são as datas do ENEM 2018 é fundamental para você que está se preparando para a realização do exame. Todos os anos milhares de candidatos perdem a oportunidade de fazer as provas por falta de organização. É preciso ficar de olho nos prazos, para que todos os procedimentos sejam realizados de forma correta.

Para que você consiga se preparar, separamos as datas do ENEM 2018 mais importantes. Existem muitos prazos e datas distintas, como a da divulgação do edital, datas para pedido de isenção, datas para inscrição, datas para pagamento da taxa, datas para realização das provas e as datas para recurso.

Datas do ENEM 2018: isenção, inscrição e pagamento da taxa

Uma das datas do ENEM 2018 mais importantes diz respeito a inscrição. Para o ano de 2018, elas poderão ser feitas entre os dias 7 e 18 de maio. Agora, os pedidos de isenção foram marcados para o mês de abril, entre os dias 2 a 15. Essas são datas importantes, pois os candidatos que perderam a inscrição não poderão realizar a prova.

Todo o processo de inscrição e isenção deve ser realizado pela internet, por conta do candidato. É preciso fazer um rápido cadastro no site oficial do exame e gerar o boleto para o pagamento da taxa de inscrição. Mesmo os candidatos que conseguiram a isenção devem fazer a inscrição no exame. Ou seja, as inscrições são obrigatórias para todos que desejam fazer o exame.

Provas ENEM 2018

Já as provas do Exame Nacional do Ensino Médio ficaram para o mês de novembro. Tradicionalmente, esse é o mês em que o exame é realizado. As datas do ENEM 2018, para realização das provas, já foram definidas pelo Inep. De acordo com o calendário oficial, as provas ocorrerão nos dias 4 e 11 de novembro.

São dois domingos consecutivos, formato de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio inaugurado no ano passado. Até então o exame era realizado em um único fim de semana. Agora os candidatos farão a primeira remessa de provas e o restante apenas na semana seguinte. Por isso é fundamental ficar de olho nas datas do ENEM 2018.

Para que os candidatos possam consultar as datas do ENEM 2018 é muito fácil. Todas as informações relativas ao exame ficam disponíveis no site oficial do Inep na internet. Além disso, todo o cronograma aparece no Edital de abertura, documento oficial que estabelece os prazos, as datas e outras regras relativas ao exame.

Como acompanhar as datas do ENEM 2018

Você candidato pode acompanhar de perto essas informações, mantendo-se atualizado sempre que achar necessário. Lembre-se de que o ENEM 2018 é o melhor caminho para conseguir uma vaga em instituições de ensino superior, sejam elas públicas ou privadas. Muitos sites informam datas do ENEM 2018 de forma incorreta, prejudicando alunos.

Depois de realizar o Enem os candidatos podem jogar a nota tanto no Sisu quanto no PROUNI. O Sisu é destinado às instituições públicas, enquanto o PROUNI permite o ingresso em instituições privadas, com bolsas integrais ou de 50% do valor da mensalidade. Além disso, a nota é utilizada pelo governo para a concessão do FIES, sistema de financiamento estudantil.

Agora que você já conhece as datas do ENEM 2018, comece a se preparar para a prova. Você pode estudar as principais matérias, fazer simulados e avaliar o seu grau de conhecimento em cada área. Além das provas de conhecimento, como matemática e português, o exame conta com uma redação, que deve ser feita pelos candidatos.

Leave a Reply