FAZER INSCRIÇÃO ENEM 2018 – VEJA PASSO A PASSO!


 

Vai realizar o Exame Nacional do Ensino Médio 2018? Então está na hora de descobrir como fazer a inscrição. Muitos candidatos acabam deixando de realizar as provas por não saber como realizar a inscrição no exame. Por isso separamos um passo a passo para fazer inscrição no ENEM 2018. São passos simples, que vão te ajudar a confirmar a sua inscrição.

Veja o passo a passo para fazer inscrição no ENEM 2018 dentro de poucos minutos. Isso mesmo, com pouco tempo você conseguirá se inscrever e estará um passo mais perto de realizar a prova e conseguir uma vaga para estudar nas melhores instituições de ensino superior do país. Dedique alguns minutos do seu dia para seguir esse passo a passo cuidadosamente.

Passo a passo inscrição ENEM 2018

Para que você seja capaz de se inscrever é preciso ter acesso a um computador conectado à rede mundial de computadores (internet). Dessa forma você poderá realizar todas as etapas do passo a passo. Não existe outra maneira, tendo em vista que todas as inscrições são online, não havendo opção de inscrição presencial.

O primeiro passo para fazer inscrição no ENEM 2018 é acessar o site do Inep. Trata-se da instituição responsável pela organização e aplicação do exame em todo o território nacional. No site do Inep, na aba direcionada ao participante, o candidato deve informar o número do seu CPF e clicar em uma figura (verificação de segurança).

O segundo passo para fazer inscrição no ENEM 2018 é digitar a data de nascimento, no formato dia de nascimento, mês e ano. Depois disso, o candidato deve informar se necessita ou não de atendimento especial no dia da prova. Se você possuir alguma deficiência física, por exemplo, esse é o melhor momento para indicar a condição.

Seguindo o passo a passo para inscrição no ENEM 2018 não tem erro. Após informar se precisa de algum atendimento especial, caso a resposta seja afirmativa, o candidato poderá marcar dentre algumas opções, como baixa visão. Nesse caso, o candidato terá opções de ajuda como prova ampliada ou tempo adicional para a realização.

Confirmação dos dados da inscrição no ENEM 2018

Lembre-se sempre de confirmar os dados a cada noiva etapa da inscrição. Se precisar fazer alterações, clique em “voltar”, para que as opções apareçam novamente na tela. O próximo passo da inscrição ENEM 2018 é a escolha da língua estrangeira, que poderá ser entre inglês e espanhol. Depois de escolher o idioma, é hora de escolher a cidade de realização do exame.

Ao fazer a inscrição do ENEM 2018 e confirmar o local de prova e língua estrangeira, o site informa que essas opções podem ser alteradas até o último dia das inscrições. Em seguida, você deverá informar se já concluiu o ensino médio ou se obteve o certificado ENCEJA. Além disso, deverá informar se o ensino médio foi realizado em escola pública ou provada, com ou sem bolsa.

No passo a passo da inscrição ENEM 2018, você verá também a opção de informar se o ensino médio foi regular ou especial (pessoas com deficiência). Se fez o ensino médio através do programa EJA (educação para jovens e adultos), informe isso nessa etapa da inscrição.

Conferência dos dados da inscrição ENEM 2018

Nesse ponto da inscrição é muito importante conferir todos os dados que foram adicionados no sistema. O próximo formulário é para informações sobre o seu grupo familiar, suas condições. Não tenha medo de errar, pois não existem respostas certas ou erradas. Esse formulário serve apenas para que o Inep conheça melhor as famílias dos candidatos.

Você está quase terminando de fazer inscrição no ENEM 2018! Para finalizar, lembre-se de preencher os campos referentes aos dados pessoais. São informações como número de telefone celular, endereço de e-mail para envio de informações e outras. Tenha cuidado na hora de informar esses dados, não pode haver erros.

O último passo do passo a passo inscrição ENEM 2018 é criar uma senha. Ela será usada para acessar o portal do candidato, um importante espaço que permite aos candidatos consultar a inscrição, notas e muito mais. Escolha uma senha de fácil memorização, mas evite senhas muito fáceis.

Se você não foi beneficiado com a isenção, o sistema irá gerar um boleto automaticamente, para recolhimento da taxa. Lembre-se de que a confirmação da inscrição depende do pagamento desse boleto dentro do prazo estabelecido pelo Inep. Agora você já sabe como fazer a inscrição ENEM 2018. Realize o exame e consiga uma vaga para estudar em uma universidade!

Leave a Reply