Página do Participante do Enem 2018


 

O Enem 2018 vem aí e muitos não entendem como funciona o processo de se inscrever no Enem pelo site do Inep, na página do participante. Neste artigo falaremos um pouco sobre a página de participante do Enem 2018 e como ela funciona.

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio surgiu em 1998 e tinha como objetivo avaliar os níveis de conhecimento dos estudantes secundaristas recém formados para observar o que deveria ser melhorado ou não no currículo do ensino médio, fazendo uma média das notas e obtendo uma conclusão com os resultados. Mas a partir de 2009, o Governo Federal resolveu alterar os fundamentos do Enem, fazendo com que o exame servisse para alunos que recém saíram do ensino médio ingressarem em uma universidade pública ou conseguir bolsa em universidades privadas.

A prova é feita em dois dias. No primeiro dia, é feita uma redação com 30 linhas mínimas no gênero dissertativo-argumentativo e uma prova com 90 questões, sendo metade sobre ciências humanas e suas tecnologias e a outra metade de linguagens e suas tecnologias. No segundo dia, a prova é dividida em 45 questões de matemática e suas tecnologias e outras 45 questões de ciências da natureza. O Enem cobra todo o conteúdo do ensino médio, do primeiro ao terceiro ano, sem exceções.

Os alunos que vão bem no Enem podem concorrer a vagas em universidades públicas e ganhar bolsas parciais ou integrais em faculdades privadas através de programas como o Sisu e o Prouni. Além desses, existem mais outros dois programas: o Fies e o Pronatec. O primeiro serve para financiar uma faculdade privada e depois de graduado, pagá-la. O segundo funciona como uma porta de entrada para cursos técnicos privados como no SENAI.

ProUni, o que é?

Prouni

O Programa Universidade para Todos foi criado pelo Ministério da Educação em 2004 e oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições privadas de ensino superior. As bolsas podem ser de 50% (parciais) ou 100% (integrais). Para ganhar a bolsa, o candidato depende de alguns critérios na hora da inscrição no programa.

Quem pode participar?

Para participar do Programa Universidade para Todos é necessário que o candidato tenha completado o ensino médio inteiro na rede pública de ensino ou tenha ganhado bolsa integral durante o ensino médio feito em universidade particular.

A bolsa integral (100%) do Prouni pode ser obtida para os candidatos que têm renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio per capita. Já a bolsa parcial (50%) é direcionada aos candidatos que têm renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos per capita.

Além disso, apenas candidatos que fizeram o Enem no ano anterior ao Prouni podem se inscrever no programa. Por exemplo: se você participará do Prouni 2018, deverá ter feito o Enem 2017. E vale lembrar que, dependendo da nota, você pode ou não ingressar na faculdade. Em relação às notas mínimas, é necessário que o candidato tenha obtido pelo menos 450 pontos nas provas e não tenha zerado na redação.

SiSu, o que é?

Sisu

O Sisu, Sistema de Seleção Unificada, é um programa que foi criado pelo governo brasileiro em 2010 e é administrado atualmente pelo Ministério da Educação. O objetivo desse programa é selecionar estudantes que tiveram um bom desempenho no Enem para colocá-los em universidades federais e estaduais do país inteiro. O Sisu ocorre em dois semestres, no início e na metade de todos os anos.

Quem pode participar?

Os alunos que fizeram o Enem 2017 poderão fazer o Sisu 2018. Ou seja: é necessário ter feito o Enem no ano anterior da abertura de inscrições do programa. Além disso, para participar do Sisu é necessário apenas não ter zerado na redação. Mas fique atento: alguns cursos pedem notas mínimas em determinadas matérias na hora da inscrição.

Página do participante do Enem 2018

Para se inscrever no Enem 2018 é necessário acessar a página do participante. Neste texto usaremos imagens da página do participante do Enem 2017, mas ela não varia com os anos para não ser trabalhoso e dificultoso para o governo, já que o exame é de nível nacional.

Página do Participante do ENEM

A página do participante do Enem serve para que o candidato acompanhe sua inscrição ao colocar seu CPF e senha nos campos destinados e resolver o desafio. Dentro do período de inscrições você poderá verificar seus dados e modificá-los até o final do período. Depois disso, apenas a consulta desses dados e a nota da prova pode ser vista na página do participante.

One Response

  1. LUCIANO MOREIRA DA SILVA 16 de maio de 2018

Leave a Reply