SISU 2018 – Inscrições


 

Todos os anos, o Sisu vem para conseguir vagas a muitos estudantes que fizeram o Enem e obtiveram um bom desempenho na prova. O Sisu é o Sistema de Seleção Unificado que busca oferecer bolsas em universidades públicas de ensino, sendo o maior processo seletivo para concessão de vagas em instituições públicas de ensino superior do Brasil. Falaremos neste artigo o que é o Sisu e como funcionará suas inscrições de 2018.

Sisu 2018

O que é o Sisu?

O Sisu 2018 foi criado pelo Ministério da Educação para que alunos que recém fizeram o Enem e são formados no ensino médio ingressem em faculdades públicas gratuitas e de qualidade. Para participar das inscrições do Sisu não é necessário pagar nenhuma taxa, basta ter feito o Enem para ser selecionado com sua nota. Nos inícios e nos fins de ano acontece o processo de seleção do Sisu. É possível que o Sisu 2018 aconteça um pouco depois do lançamento das notas do Enem para os candidatos, por volta da segunda quinzena de janeiro.

Para as instituições privadas os candidatos devem se inscrever no Prouni (Programa Universidade para Todos). Nos dois programas existe a nota de corte, que determina quais candidatos serão selecionados para as vagas. Quanto melhor a nota do candidato no Enem, maior a sua chance de conseguir uma vaga.

Durante o processo seletivo do Sisu 2018, o aluno pode selecionar duas opções de cursos para concorrer às vagas com suas notas do Enem. A primeira opção é sempre priorizada pelo sistema, sendo substituída pela segunda opção quando o candidato não tem a nota de corte do curso. Vale lembrar que a nota de corte depende da nota de todos os que estão concorrendo para o mesmo curso.

A seleção é feita uma única vez e o candidato pode verificar se sua nota está acima ou abaixo da nota de corte. Geralmente a duração do período de inscrições e da mudança de cursos é de dois dias. Durante esse período, o candidato pode ver se está acima ou abaixo da nota de corte, dando oportunidade para mudar o curso dele antes de se inscrever oficialmente. Depois de alguns dias, o Sisu libera automaticamente o resultado.

Inscrições Sisu 2018

As inscrições para o Sisu 2018 não começaram, o MEC costuma divulgar as datas um pouco antes de liberar a nota do Enem, deixando os alunos atentos ao período de inscrição do programa.

Sisu Inscrições

Para se inscrever é fácil, basta seguir os passos:

  1. É preciso que você tenha feito o Enem de 2017 para se inscrever no Sisu 2018;
  2. É necessário confirmar dados pessoas antes de fazer a inscrição do Sisu 2018 acessando com a senha e o CPF do Enem;
  3. Se inscrever com os dados confirmados em duas opções de cursos;
  4. Procurar vagas em universidades próximas a sua residência;
  5. Escolher em qual grupo você deseja participar no Sisu: ampla concorrência ou cota.
  6. Finalizar a inscrição analisando os dados inseridos durante ela.

Vale ressaltar que quando você é aprovado diretamente na primeira opção de curso, a segunda opção é desativada pelo programa, pois ele entende que você conseguiu o curso que queria.

Em relação às cotas, o aluno pode participar do Sisu pela ampla concorrência, ou seja, sem uma renda máxima definida para a inscrição ou como cota de renda bruta mensal de até um salário mínimo e meio per capita. Neste último caso é necessário comprovar essa renda através de documentos específicos que podem ser obtidos no site do Sisu 2018.

O que pode ser feito durante as inscrições SISU 2018

Durante as inscrições no SISU 2018 os candidatos podem mudar livremente suas opções de curso. Essa mudança é fundamental principalmente quando a nota de corte para o curso selecionado for maior que a nota do candidato. Nesse caso, é possível procurar por cursos e instituições com notas de corte menores, para que o aluno consiga uma vaga.

Matrículas Sisu 2018

Se você garantiu sua vaga na universidade que sempre quis, é necessário separar alguns dos seguintes documentos para realizar a matrícula no novo curso. É preciso apresentar RG, CPF, certidão de nascimento, certificado de reservista para os homens e certificado de conclusão de ensino médio todos esses documentos originais com cópias autenticadas.

Além disso, um questionário socioeconômico do SISU 2018 e uma ficha com dados cadastrados no sistema, certificado de quitação eleitoral e uma foto 3×4. Esses três documentos precisam ser originais, não cópias.

No geral, esses são os documentos básicos para se matricular em uma faculdade. É possível que a universidade peça outros documentos além desses, basta se informar.

Chamadas Sisu 2018

O Sisu tem duas chamadas: a primeira e a segunda. Os alunos que conseguiram passar imediatamente após o período de inscrição no curso de primeira opção são chamados logo na primeira chamada. Depois de um tempo, se sobrarem vagas, o Sisu faz uma segunda chamada com os candidatos que estavam na lista de espera.

Só é possível ser chamado logo na primeira caso você atinja a nota de corte do curso de primeira ou segunda opção, então fique ligado na sua inscrição. A nota de corte varia muito durante os dois dias de inscrição, em um momento você pode estar acima e em outro abaixo da nota de corte e perder sua vaga.

Leave a Reply